-
Arquitetos: Foster + Partners
- Área: 1 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Nigel Young / Foster + Partners
-
Fabricantes: Blumer Lehmann, Vitrocsa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada ao longo da costa do Mar Egeu, na província de Muğla, no sudoeste da Turquia, esta residência foi cuidadosamente localizada em meio ao cenário natural e áspero, priorizando as vistas espetaculares do mar. O terreno é acessado a partir do norte, por uma estrada curva que leva ao desembarque da casa. O projeto utilizou os contornos naturais do local para criar uma edificação baixa, que aparece como uma estrutura térrea na abordagem. A residência está inserida em um belo jardim mediterrâneo que proporciona uma experiência multissensorial com plantas perfumadas, como tomilho e lavanda, ao lado de uma rica plantação sazonal e oliveiras maduras. A entrada principal leva você diretamente ao coração da vila, com os aposentos familiares privados no lado leste, orientados a responder aos contornos do local, e as áreas públicas de estar e jantar a oeste, com vistas excepcionais para o sol poente, sobre o mar Egeu.
Ao experienciar a vila passamos do 'opaco ao aberto', refletindo os diferentes níveis de privacidade. O projeto busca embaçar os limites entre a vida interna e externa, com as grandes portas de vidro ao longo da fachada, que deslizam para trás, proporcionando um fluxo desobstruído entre os espaços internos e externos.
A casa possui um telhado de madeira estrutural ondulado artesanal, projetado em conjunto com a empresa suíça Blumer Lehmann. A estrutura pré-fabricada, projetada com precisão, contém substancialmente menos carbono do que um telhado de concreto típico. As vigas estruturais sólidas de carvalho apoiam-se em colunas de aço, suportando um grande beiral de 7,5 m, proporcionando generosos espaços sombreados ao ar livre, e pátios sombreados na parte posterior.
A escada central que liga os dois pavimentos é feita de calcário sólido português, e é sustentada por cabos pós-tensionados que atravessam a pedra, sem a necessidade de outros suportes visíveis. Preservando a pureza da escada e oferecendo uma sensação de leveza, as balaustradas são feitas de finos tubos de vidro com corrimão de madeira dobrado e modelado no local.
Refletindo as ricas estratégias projetuais, cada elemento foi projetado para atender aos requisitos específicos do cliente - desde portas de madeira maciça esculpidas à mão, a azulejos, e bancadas esculpidas nos banheiros. Um pequeno pavilhão do pôr-do-sol foi localizado mais próximo da costa, com paredes de pedra natural, olivais, mesas de madeira, e cornijas de bambu.
Inspirada nas imediações da casa, a paleta natural de materiais internos consiste em pedra, madeira e bronze, além de vários tons de marrom quente e cinza encontrados nos afloramentos rochosos, e nas praias arenosas do local. A escolha da marcenaria em carvalho, e os móveis de couro proporcionam uma sensação relaxante e elegante ao refúgio costeiro.